• Nayla Oliveira

Colágeno em cosméticos e na alimentação

Com o aumento da procura por cuidados com a saúde e estética, são desenvolvidos muitos produtos inovadores que trazem benefícios ao organismo, além da crescente demanda no mercado. Existe uma forte procura pelo colágeno em diferentes formas farmacêuticas e produtos. A procura pode ir desde a substância pura, nos cosméticos e também na alimentação.


Conhece bem o colágeno e suas fonte? Se chamou sua atenção continue na leitura desse texto que será ideal para você!


Mulher com efeito de regeneração do colágeno na pele

O que é o colágeno?

O colágeno é uma importante proteína fibrosa e higroscópica presente em nosso corpo fundamental para a estrutura, elasticidade e sustentação onde estão presentes, como por exemplo a da pele. Também representa de 25% a 30% de toda proteína presente no organismo.


Ele é responsável pela regeneração e cicatrização, deixando a pele jovem. Porém, à medida que a idade vai avançando a produção de colágeno vai diminuindo e é nesse momento que devemos buscar e conhecer produtos com boa fonte e alimentos ricos em colágeno.


ação do colágeno na pele

Colágeno em cosméticos

O colágeno é uma macromolécula e dessa forma ele não consegue atravessar a barreira da pele e as cutículas do cabelo. Pensando nisso, os cosméticos e suplementos devem ter o colágeno em sua formulação de forma hidrolisada, tornando possível a absorção e ação nos fibroblastos para retardar o envelhecimento. Os cosméticos que mais apresentam essa forma de colágeno são os séruns e hidratantes.


Colágeno na alimentação

Outra forma de se manter com uma boa quantidade de colágeno de forma saudável e mais natural é através da alimentação.



Uma vez que o colágeno é uma proteína, alimentos proteicos são excelentes na obtenção de colágeno. Está presente nas carnes (boi e frango) e peixes. Os ovos possuem um importante aminoácido, a prolina, para a produção de colágenos. Além disso, frutas cítricas e vermelhas possuem a vitamina C que também é essencial para a síntese.



mulher aplicando o colágeno na pele

Ainda há muito o que se descobrir sobre todas as funções, propriedades e benefícios do colágeno, mas já podemos ver sua importância para nossa saúde!

E aí? Conta pra gente, já faz uso e sente os benefícios? Você que usa ou já usou, sentiu a diferença na sua pele? Conta pra gente nos comentários!

Curtiu o conteúdo? Quer ficar por dentro de assuntos semelhantes? Siga a Terapêutica Jr. nas redes sociais e não se esqueça de curtir e compartilhar também!


Referências:

https://pharmaceuticajr.com.br/blog/colageno-em-cosmeticos/

https://abran.org.br/2019/03/01/suplementos-com-colageno-funcionam/?gclid=Cj0KCQiAyMKbBhD1ARIsANs7rEGtDQJZ29gdLGtA-jqstVguD6WvLo79VGzBDeHY5FByMJgcF87JZMYaAsKHEALw_wcB

https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/alimentos-ricos-em-colageno



3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo