• Daniela Barbosa

Direito ao Rótulo Nutricional: Apoie essa causa!

Você já percebeu que alguns alimentos embalados são acompanhados de algumas informações nutricionais, como: alérgicos, uma tabela nutricional com valores de carboidratos, proteínas e, por aí vai?!


Vamos lá, talvez você até conheça alguém que é a sua referência "fitness" e essa pessoa sempre olha a tabela nutricional do que tem consumido, você até a chama do que muito ouvimos: o consumidor consciente. Você até se lembra de já ter dado uma olhada por curiosidade, mas não necessariamente porque você estava realmente atento ao que ali estava sendo informado.

Mas talvez, hoje, você seja uma mãe e/ou pai que precisam sempre estar atentos às informações ali contidas porque o filhinho de vocês é alérgico à soja, ovo ou glúten, por exemplo. E, de repente, uma ferramenta que antes era passada despercebida, é hoje essencial para a vida de vocês!


Bom, seja como você se encontra aqui hoje: vegano, "fitness", celíaco, curioso ou preocupado(a) com alguém que você conhece, saiba que existem muuuitas outras pessoas que reconheceram essa necessidade de buscar mais segurança e autonomia sobre o que consomem.

E, hoje, iremos falar de alguns desses movimentos: Põe no Rótulo e Aliança pela Alimentação Saudável e Adequada, iniciativas que reconhecem, sobretudo, a importância da transparência ao que consomem.


Vamos nessa?

Põe no Rótulo:


Segundo o disposto no próprio site e um pequeno relato no Canal Futura no YouTube, temos que a história do Põe no Rótulo começou com mães se unindo pela saúde de seus filhos e filhas inicialmente devido à preocupação da alergia alimentar dos seus filhos.

Hoje, são essas cidadãs que estão na busca de informações, são mulheres trabalhando pela implementação de direitos, profissionais mobilizadas para transformar a realidade. Atuaram ativamente, levantando pautas e influenciando na nossa legislação que, hoje, reconhece a obrigatoriedade pela rotulagem de alimentos.

E, apesar de terem começado com uma forte vertente sobre a questão dos alérgicos, hoje, reconhecem que todos possuem o direito de saber o que estão consumindo e de não serem enganados.


Aliança pela Alimentação Saudável e Adequada:


No caso da Aliança pela Alimentação Saudável e Adequada, esta reúne organizações da sociedade civil, associações, coletivos, movimentos sociais, entidades profissionais e pessoas físicas que defendem o interesse público em desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Com um assunto tão amplo, a Aliança possui diversas campanhas, dentre elas, a Rotulagem Adequada, já! A campanha vem com um apelo de realmente tornar o rótulo nutricional uma ferramenta mais acessível e fácil de entender.


Inclusive, é importante ressaltar que, o Brasil apresentou uma diversa e abrangente discussão sobre a interpretação dos rótulos até então vigentes e como eles são de fato utilizados pela população, tendo enfim, a ANVISA, no ano de 2020, publicado uma nova legislação que regulamentará um novo modelo de rótulo nutricional. A legislação entretanto entrará em vigor apenas 24 meses após sua publicação e contará com mais 12 meses de adequação às empresas. É mais um passo rumo ao consumo consciente, ao aumento da transparência dos produtos e a autonomia que o consumidor terá. E aí, o que você achou de tudo isso? Nos conte nos comentários. Quer conhecer melhor sobre cada uma das iniciativas, o link estará nas referências.


E para você que reconhece a importância, mas além disso, quer de fato implementar essa mudança em seus produtos e impactar seus clientes, a Terapêutica realiza o serviço de elaboração da Rotulagem Nutricional! Entre em contato e estaremos dispostos a ouvir sobre o seu desejo e a sua história!


Estamos disponíveis em todas as nossas redes sociais!




Um abraço! Daniela Barbosa.



REFERÊNCIAS:

18 visualizações0 comentário
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Universidade de Brasília Brasília DF Brazil

©2021 by Terapêutica Jr.. Proudly created with Wix.com