• Isabela Sousa

Doces artesanais precisam de rotulagem nutricional?

Vamos começar apresentando a seguinte situação:


Você começou a vender doces no intuito de ter uma renda extra, mas o negócio deu certo e o que era uma renda extra passou a ser sua renda principal, e você agora possui uma loja online ou mesmo está abrindo uma pequena loja física, e claro quer crescer cada vez mais.


brigadeiro, doces, artesanal, servido, bandeja

E aí começam as complicações, afinal você conhece as legislações às quais esses doces estão sujeitos?


É muito comum que você tenha procurado o órgão de vigilância sanitária de sua localidade e conseguido o alvará sanitário, que lhe garante a autorização para o funcionamento do seu estabelecimento, permitindo a produção, venda e propaganda do seu produto, e até mesmo siga as portarias que regulamentam às normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF).


Porém muitos estabelecimentos acabam esquecendo da rotulagem nutricional, seja por falta de informação sobre o assunto ou mesmo sob a ideia errônea de que por serem um negócio pequeno ou por venderem produtos artesanais, esta não seria necessária.


casal, documentos, regulação, legislação

Entretanto a rotulagem nutricional não apenas são uma questão legal, sendo obrigatória para que seu produto esteja devidamente regulamentado, evitando que sua empresa sofra advertências, multas, apreensões de produtos, suspenção de vendas, cancelamento de autorização e licenças do estabelecimento. Como também são de extrema importância para a saúde pública, ou seja, a saúde do seu consumidor.


Segundo a RDC n° 360, 23 de Dezembro de 2013 (Brasil, ANVISA):


A rotulagem nutricional deve estar presente em todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do consumidor


Segundo a RDC n° 429, 08 de Outubro de 2020 (Brasil, ANVISA):


A tabela de informação nutricional é obrigatória nos rótulos dos alimentos embalados na ausência dos consumidores, o que inclui doces artesanais e caseiros como: bolos no pote, cones artesanais, bombons, geleias artesanais compotas, sobremesas em geral, doce de leite artesanal e brownies.


Mas afinal o que é rotulagem nutricional? Qual a importância?


casal, mercado, rotulagem, nutricional, compras

A rotulagem nutricional informa os consumidores sobre as propriedades de nutrição e ingredientes relativos àquele produto.


Apresentando dados como a descrição dos ingredientes utilizados, presença de alergênicos, valores nutricionais e energéticos, conteúdo líquido, prazo de validade, identificação de origem, medidas caseiras entre outras informações obrigatórias.


Assim rotulagem trás valor de mercado, graças as possibilidades de expansão do seu negócio. Além de garantir uma ponte de comunicação entre o consumidor e o produto, que auxiliam em escolhas alimentares mais saudáveis e adequadas ao seu consumo, agregando a sua marca transparência, confiabilidade e segurança.




Ainda não possui rotulagem nutricional? Entre em contato com a gente!




Confira outros posts relacionados ao assunto:

A importância da rotulagem nutricional para lidar com a restrição alimentar

Será que minha empresa precisa da rotulagem nutricional?




Referências:


BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Resolução da diretoria colegiada – RDC nº 429, de 8 de outubro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 out. 2020. p. 15.


BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Resolução da diretoria colegiada – RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003. (Publicada em DOU nº 251, de 26 de dezembro de 2003). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 dez. 2003. p. 15.


BRASIL. Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977. Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6437compilado.htm. Acesso em: 26 jun. 2022.


18 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo