>
 
Buscar
  • Amanda Kallyne

Empreendedorismo na área da saúde: oportunidades e como se destacar no mercado.

Soluções, inovação, desenvolvimento, geração de riqueza e contribuição com a agenda 2030: Indústria, inovação e infraestrutura, Trabalho decente e crescimento econômico e Saúde e bem estar.




Empreendedorismo e destaque no mercado


Empreender compreende a criação de novo negócio, uma solução, que, por meio de projetos, produtos ou serviços, busca sanar uma dor presente na sociedade.


Ele envolve processos de inovação, criatividade e busca de oportunidades, sendo por isso de suma importância estudos mercadológicos para mapear as problemáticas que precisam ser solucionadas, como também a frequente atualização e a busca por melhorias para que se possa continuar no mercado, acompanhando suas mudanças.


Nesse contexto, o papel do empreendedor que busca ter destaque não é apenas a geração de um produto ou serviço que simplesmente tente se inserir no mercado. É também tentar ousar ao solucionar questões gerando valor e impacto.


Dois fatores de peso na construção de um negócio de sucesso e que promovem o envolvimento e a diferenciação da marca.


Ainda tá difícil de visualizar? Vamos com calma, vou dar um exemplo.


Já reparou que a maioria das propagandas de grandes corporações não vendem apenas produtos? Reparem! Elas sempre tentam tocar em alguma outra questão para gerar valor, a liberdade, a felicidade, a otimização de tempo de que você terá que te permitirá fazer outras coisas, o prazer que você sentirá, o aumento da confiança, a aproximação de pessoas que o consumo daquele produto gerará, enfim. Várias estratégias voltadas ao macro da questão, aos benefícios maiores relacionados aquela nova solução, ao propósito e ao valor. A visão é impactar positivamente.


Tá, mas como pensar e aplicar isso direcionado para a área da saúde?


Vantagens da área da saúde


Na área da saúde, o empreendedorismo e a busca por inovação se dá de várias formas, havendo ainda muito espaço para o crescimento de algumas áreas e a exploração de vários nichos que possuem demandas e questões a serem solucionadas.


Lembrando que, o processo de mudança da sociedade faz com que novas questões atreladas a essas transformações surjam a todo instante, então cabe a aquele que se sente inconformado/tocado de alguma forma com aquela situação específica, pensar em alguma estratégia que tente sanar aquela dor.


Então vamos lá, quais são alguns exemplos do que podemos explorar?


Meio digital: A internet e as tecnologias relacionadas ao desenvolvimento de softwares, aplicativos e bancos de dados podem ser essenciais em vários pontos relacionados à área da saúde, o cumprimento e a otimização de suas funções. Seja com o desenvolvimento de uma plataforma ou sistema que ajude na gestão de atividades administrativas, financeiras, facilite a comunicação com outros setores, gestão de estoque, rastreamento... Ou com o uso de aplicativos que ajudem de alguma forma a monitorar algum parâmetro biológico, forneça informações… Ou até mesmo com o uso das mídias e meios de comunicação para propagar orientações que dizem respeito a sua área e que cumpram os parâmetros éticos e legais! Enfim, são muitos nichos para atuação e várias formas de usar essa tecnologia ao nosso favor.



Desenvolvimento de serviços e/ou produtos para um nicho específico: desenvolvimento de uma linha de cuidado somente para pessoas com diabetes, atenção farmacêutica domiciliar para idosos, centros de cuidado de medicina e terapias complementares e integrativas, assistência especializada para quem possui algum tipo de deficiência ou limitação física…


Novas tecnologias que contribuam para o estado de saúde: É uma área bem ampla e não necessariamente envolve o investimento de grandes corporações para serem criadas, pode ser algo tecnicamente simples, mas de grande impacto, que pode ajudar a, por exemplo, a aumentar a acessibilidade de um produto/serviço/tarefa. O uso de impressoras 3D para o desenvolvimento de próteses, o desenvolvimento de stickers que permitem o controle da administração de medicamentos no dia e na hora correta, aparelho que monitora o uso do anticoncepcional em mulheres….



Viu como tem muita coisa a ser explorada? Esses são só alguns exemplos, existem diversos pontos que podem ser trabalhados, diversas dores que podem ser sanadas em diversas esferas na área da saúde. Lembra de mais alguma questão que pode ser solucionada ou alguma ideia que pode vir a virar um empreendimento? Comente aqui! E não se esqueça de curtir e compartilhar também! :)



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo