• Brenda Moreno

Fruta nos cosméticos: quais os benefícios?

Atualizado: Jul 16

Já sabemos que aderir frutas ao nosso cardápio é uma ótima maneira de ter uma vida mais saudável e uma pele mais bonita, mas você sabia que elas podem fazer parte do seu cosmético? E ainda, elas podem ser utilizadas de uma forma direta, onde se utiliza a própria polpa da fruta ou também pode ser de uma forma indireta, onde se extrai os óleos da mesma para compor os cosméticos naturais e orgânicos, por exemplo. E se você quer saber mais sobre as diferentes tendências de cosméticos já temos um post aqui no blog para você dar uma conferida.


Essa prática de se utilizar alimentos nos cosméticos e, até mesmo, como cosméticos vem desde a Grécia Antiga. Os gregos tinham o costume de misturar diferentes tipos de vinhos de qualidade à água morna em uma banheira para, então, relaxarem em um banho de vinho, literalmente.


Mas quais são os benefícios?


As uvas presentes no vinho possuem substâncias antioxidantes, como o resveratrol, o qual possui alta capacidade de renovar as células do corpo e, assim, consegue retardar o envelhecimento. De uma forma mais aprofundada, os antioxidantes têm um grande poder de combater os radicais livres produzidos por má alimentação, sol, estresse e tabagismo, por exemplo. Logo, a uva melhora a qualidade da pele contribuindo para sua elasticidade e firmeza. Sendo assim, além das uvas serem utilizadas nos vinhos, o seu extrato também pode ser a base da formulação de sabonetes e hidratantes, por exemplo, que proporcionam os mesmos benefícios.


Além das uvas, também podemos citar os benefícios do maracujá.

Maracujá
Maracujá

Antes de mais nada, existem por volta de 120 espécies de maracujás, os quais são utilizados para diferentes finalidades e ainda trazem um aroma bastante agradável que conquista muitas pessoas. É um fruto rico em vitaminas A e C; minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro. Um dos ativos encontrados no maracujá é a passiflorina, a qual é extraída das folhas do fruto e pode compor óleos corporais. Por ser uma substância relaxante, melhora o sono, diminui o estresse e reduz a ansiedade. Além do mais, os ácidos graxos extraídos da semente do fruto tem uma alta concentração de ômega 6 e 9 e palmíticos, os quais possuem ação emoliente, auxiliando na restauração da camada lipídica. E ainda, ele possui uma alta concentração de ácido linoleico, o qual proporciona nutrição e hidratação à pele.


Agora, o pêssego é rico em vitaminas A, C, K e E; sais minerais, como o fósforo, manganês, potássio, ferro; além dos antioxidantes que ajudam na prevenção do processo de envelhecimento. Nessa prevenção, ainda pode contar com o estímulo da produção de colágeno promovido pelo fruto, o que evita a formação de linhas de expressões e rugas.


Além do mais, também podemos falar das frutas vermelhas.

Romã e morango
Frutas vermelhas - romã e morango

A romã, por exemplo, pode nos trazer diversos benefícios. Para a pele, é uma ótima opção para quem procura ação antioxidante. Além de promover a regeneração da pele, o óleo extraído da fruta proporciona hidratação e nutrição à camada cutânea e, consequentemente, promove a maciez e elasticidade da pele. Além de trazer benefícios à pele, traz também brilho aos cabelos e para quem tem o costume de pintá-los, o extrato da romã pode ser uma ótima opção para manter a coloração por mais tempo.


Já o morango é rico em vitaminas A, B e C, sais minerais, como o potássio e o ferro, sacarídeos, pectina, ácido salicílico e flavonóides. O extrato glicólico de morango tem uma alta capacidade de hidratar, suavizar e remineralizar a pele. Além disso, a vitamina C e os flavonóides presentes na composição da fruta possuem propriedades antioxidantes, o que retarda o envelhecimento e o ácido salicílico possui ação reestruturante, atuando na acne.


Outro exemplo que podemos citar é o açaí, que nasce em touceiras, ou seja, em pequenos arbustos da floresta amazônica. O açaí é um fruto que possui diferentes propriedades, como ações antioxidantes, energéticas, tônicas, vasodilatadoras e anti-inflamatórias que podem ser adquiridas, seja pela extração do suco da polpa ou pela extração do óleo da polpa seca. Este óleo é rico em ômega 6 e tem a capacidade de estimular a produção de ceramidas, as quais são hidratantes naturais da nossa pele, logo, é muito indicado para aquelas pessoas que possuem peles secas e/ou envelhecidas. E ainda, os ácidos graxos presentes no açaí nutrem e hidratam cabelos ressecados e opacos.


Portanto, há várias maneiras de incorporar as frutas nos cosméticos e, tendo em vista que o Brasil é um país tropical, a oferta de matéria-prima é abundante, principalmente, nas estações do ano daquele determinado fruto. E, além das frutas proporcionarem diversos benefícios, elas podem ser um diferencial para o seu produto e, assim, podem ser uma forma de atrair os consumidores.


Se você está idealizando a formulação de algum cosmético e precisa de ajuda, basta entrar em contato que podemos te auxiliar nesse processo. E, caso você queira saber mais como desenvolvemos a formulação teórica dos cosméticos, temos um post no Linkedin que explicamos detalhadamente.


Curtiu o conteúdo? Quer ficar por dentro de assuntos semelhantes? Siga a Terapêutica Jr. nas redes sociais e não se esqueça de curtir e compartilhar também!


Referências:

http://blog.vinotage.com.br/quais-os-beneficios-de-usar-cosmeticos-elaborados-com-uva-ou-seus-derivados/

https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2012/05/conheca-os-beneficios-da-roma-para-sua-pele-e-seus-cabelos-3751906.html

https://claremom.com.br/2020/01/02/o-poder-das-frutas-nos-cosmeticos/

https://relax.com.br/beneficios-do-maracuja/

https://relax.com.br/beneficios-do-morango/

https://relax.com.br/beneficios-do-acai/

https://relax.com.br/beneficios-do-pessego/

27 visualizações1 comentário
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Universidade de Brasília Brasília DF Brazil

©2021 by Terapêutica Jr.. Proudly created with Wix.com