• Daiane Rost

Nanotecnologia: inovação revolucionária em cosméticos

Atualizado: Jul 16

O uso de componentes em escala nanométrica (1-100 nm) proporciona uma melhor penetração do componente na epiderme, potencializando o efeito do produto.

A nanotecnologia traz diversas vantagens, além de otimizar a absorção do produto por adentrar em camadas mais profundas da epiderme, pode abranger o público interessado em tal pois é capaz de estabilizar ativos mais sensíveis, como a vitamina C que em suas formas usuais não é tão bem aceitada por peles sensíveis, entretanto, quando nanoencapsulada reduz a probabilidade de irritabilidade a epiderme. Garantindo que o produto terá uma melhor segurança e eficácia, conquistando um público maior.


A liberação gradual é uma tendência no mercado dos hidratantes, séruns e demais produtos de tratamento, ao utilizar o ativo em escala nanométrica a liberação desse pode ser extendida, aumentando o seu tempo de ação na pele e potencializando o resultado do tratamento. Se tratando de produtos anti-aging e focados para o preenchimento da pele e melhora em rugas cosméticos sem nanotecnologia ficam apenas na superfície da pele, protegendo a epiderme da perda água, usualmente deixando a desejar em seu efeito. A nanotecnologia permite que o ativo chegue a camadas mais profundas, ocasionando um tratamento mais eficaz e com segurança, pois os ativos nanoencapsulados não penetram na corrente sanguínea.

O ato de cuidar da pele, skin care, é visto por muitos como um cuidado terapêutico e para isso é importante que o produto tenha textura, aparência e odor agradáveis. A nanotecnologia permite que até mesmo produtos mais difíceis de trabalhar com sua coloração, possam ter um aspecto mais agradável, como no caso do inovador protetor solar transparente, que pode ser utilizado em todos os tipos de pele e não deixa resíduos. A Terapêutica Jr. inclusive já desenvolveu formulação teórica de cosméticos com nanotecnologia afim de conquistar um público que quer a sensação e aparência de não estar utilizando nenhum cosmético!


Além de melhorar o sensorial da formulação, cosméticos nanotecnológicos precisam de menos tensoativo em suas formulações uma vez que cosméticos comuns utilizam cerca de 20% ou mais de tensoativos em sua fórmula, com a nanotecnologia empregada 5% pode ser o suficiente para uma boa higienização facial, entregando uma pele mais saudável sem aquela sensação de limpeza que deixa a pele repuxando.

Falando de terapia, a fragrância também pode ser liberada aos poucos e em um maior intervalo de tempo, trazendo uma sensação de cuidado duradouro, que acompanha quem cuida de si ao longo do dia.

A Terapêutica Jr. formula o produto ideal para a sua marca e o público que você deseja abrangir. Nosso conhecimento em fórmulas veganas, orgânicas, livre de sulfato, parabenos, conservantes sintéticos e com o foco que você desejar permite que você alcance um público especifico ou todos os possíveis, de pele sensível a oleosa, de cabelo liso a crespo, personalizamos seu cosmético para todos! Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre? É só nos mandar uma mensagem!

Referências: BARIL, M. B ; FRANCO, G. F ; VIANA, R. S ; *ZANIN, S. M. W. Nanotecnologia aplicada aos cosméticos. Visão Acadêmica, Curitiba, v.13, n.1, Jan. - Mar./2012 . Universidade Federal do Paraná. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/academica/article/download/30018/19403

Sallve. Nanotecnologia: o que ela pode fazer por seus produtos de skincare. Disponível em: https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/nanotecnologia-nos-cosmeticos

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Universidade de Brasília Brasília DF Brazil

©2021 by Terapêutica Jr.. Proudly created with Wix.com