• Daiane Rost

O impacto ambiental, social e financeiro do totem de descarte de medicamentos

Atualizado: 29 de jul. de 2021

O Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos no mundo, gerando cerca de 10 toneladas de lixo proveniente do uso e descarte de medicamentos e suas embalagens que devem ser descartadas de forma correta afim de não prejudicar o meio ambiente, através do descarte em totem de medicamentos distribuídos em farmácias e drogarias que posteriormente direcionam tais resíduos para incineração por empresa habilitada para tal.


Segundo estudo realizado pela Brasil Health Service (BHS), em 2010, 1kg de medicamento descartado pelo esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água. Demais estudos também apontam que medicamentos diluídos em água podem interferir no metabolismo e no comportamento de organismo aquáticos e o potencial de resistência de bactérias pode evoluir ao serem expostas a antibióticos descartados de forma incorreta. A exposição de animais e seres humanos a esses fármacos, pode resultar em contaminações e desenvolvimento de doenças.


Visando garantir o descarte correto de medicamentos pela população foi criado o decreto federal 10.388/20, o qual institui o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, de uso humano, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores. O decreto tem por objetivo promover a conscientização sobre a importância do descarte ocorrer pelo dispensador contentor (totem de descarte de medicamentos).


Já o Art. 10 cita que o descarte deve ser realizado pelo consumidor e o Art. 11 comenta que neste deve conter a frase incentivadora "Descarte aqui os medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso", como também pode conter outros recursos gráficos, como figuras esquemáticas, para auxiliar o consumidor a descartar os medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso de forma segura e campanhas de publicidade de interesse do estabelecimento.



Há uma crescente preocupação global com o consumo consciente e apoiar empresas que busquem agir de forma a prevenir danos ambientais, o chamado “marketing verde” conquista esse público que procura consumir marcas com atitudes sustentáveis. O totem de descarte de medicamentos colabora para preservação do meio ambiente e pode atrair tal público através da conscientização dos efeitos do descarte através de meios mais convencionais como pelo lixo ou vaso.


O totem produzido pela Terapêutica Jr. é um projeto individualizado para a empresa que nos contrata, além do design personalizado do dispensado contentor também é desenvolvida campanha conscientizadora através de banner, flyers e mídia social, agregando valor ao comércio e contribuindo para adesão do descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso.



Além do mais, quando estamos na padaria é mais fácil lembrar se precisamos de um bolo, por exemplo. O mesmo se aplica com drogarias e farmácias, ao cliente ir descartar seus medicamentos pode se lembrar de que precisa de itens do comércio, como shampoo e condicionador, produtos que se lembrados em algum outro momento poderia ser comprado em um comércio diferente, como em um mercado. Logo, o hábito do descarte promove um maior fluxo ao comércio, com potencial de maior quantia de vendas.


Portanto, se você ainda não possui o totem de descarte de medicamentos e quer se adequar a lei e estimular a conscientização e atrair novos clientes, entre em contato conosco que te explicamos mais sobre!


Curtiu o conteúdo? Siga a Terapêutica Jr. nas redes sociais para ficar por dentro sobre assuntos semelhantes. E não se esqueça de curtir e compartilhar também!


Referências: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm

https://www.saude.mg.gov.br/cer/story/9819-descarte-irregular-de-medicamentos-causa-impactos-a-saude-e-ao-meio-ambiente

https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Logistica-reversa-de-medicamentos https://www.ecycle.com.br/149-descarte-de-medicamentos

https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-10.388-de-5-de-junho-de-2020-260391756


14 visualizações0 comentário
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Universidade de Brasília Brasília DF Brazil

©2021 by Terapêutica Jr.. Proudly created with Wix.com