• Amanda Kallyne

ODSs: objetivos, metas e indicadores.

Você sabe o que são as ODSs e quais são as suas importâncias? Entenda!


O que são?


Os Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs) constituem uma agenda mundial programada para 2030, composta por um plano de ação que tem por finalidade trabalhar uma série de questões humanitárias sociais e ambientais, promovendo assim o desenvolvimento das nações na conjuntura presente e futura.


Estabelecido em 2015, durante Cúpula das Nações Unidas da ONU, os ODSs são os sucessores dos ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milénio) feitos nos anos 2000 e que pretendia até 2015 erradicar problemas relacionadas à pobreza extrema, acesso à educação básica, mortalidade infantil, saúde e erradicação de doenças, qualidade de vida e sustentabilidade, dentre outros.


Essas ações geraram resultados muito promissores como por exemplo:


  • A redução de mais da metade do número de pessoas que vivem na pobreza extrema.

  • A taxa de matrícula no ensino primário nas regiões em desenvolvimento foi para 91%.

  • Aumento significativo do número de meninas que passaram a ter acesso a educação básica.


Com o vencimento do prazo das ODMs e com a persistente necessidade de sanar algumas questões, foram estabelecidas as ODSs, que constituem um plano muito mais abrangente e mais impactantes em diversas áreas, a fim de atingir um desenvolvimento sustentável.


Objetivos e Metas:


Como em todo plano de ação, objetivos e metas bem delineados facilitam o alcance e a obtenção de resultados. Sendo assim, foram estabelecidas 169 metas relacionadas aos 17 objetivos a serem alcançados, que podem ser divididos em 4 dimensões: a social, ambiental, econômica e institucional. Os objetivos apresentados são:


Indicadores:


Os indicadores de desenvolvimento sustentável são parâmetros que nos permitem avaliar e acompanhar os resultado obtido através das ODSs, ou seja, eles nos permitem avaliar o crescimento qualitativo das sociedades para que tanto as necessidades presentes quanto as futuras possam ser sanadas. Eles são compostos de 63 indicadores divididos também de acordo com as 4 dimensões, de acordo com os 17 objetivos. Sendo assim, é visto:


  • A preservação e conservação do meio ambiente (dimensão ambiental)

  • A satisfação das necessidades humanas, a melhoria da qualidade de vida e a justiça social (dimensão social)

  • O uso e esgotamento dos recursos naturais, a produção e gerenciamento de resíduos, uso de energia, e o desempenho macroeconômico e financeiro (dimensão econômica)

  • A orientação política, a capacidade e esforço despendido por governos e pela sociedade para que se alcance os objetivos dos ODSs (dimensão institucional).


Esses parâmetros se encontram inter relacionados e apresentam uma faceta muito mais ampla dos fenômenos que eles indicam, devendo ser interpretados muito mais como uma ferramenta que nos permite analisar a que passo estamos em relação ao alcance as metas do que apenas resultados.


Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais, curta, comente, compartilhe e acompanhe para ter acesso a mais informações relacionadas! :)


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Universidade de Brasília Brasília DF Brazil

©2021 by Terapêutica Jr.. Proudly created with Wix.com