>
 
Buscar
  • Amanda Puttini

Questões Ambientais e Agenda 2030

Protegendo nosso mundo da degradação


A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) responsáveis por guiar os países em um propósito comum de crescimento das pessoas, do planeta, da prosperidade, da paz e da parceria, envolvendo as dimensões sociais, econômicas e ambientais.


A respeito da dimensão ambiental, aqueles diretamente relacionados incluem água limpa e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, combate às alterações climáticas, vida debaixo d’água e vida sobre a terra (ODS 6, 11, 13, 14 e 15).


Você pode saber mais sobre os ODS aqui!




Por Que Se Importar?


Pode-se notar que atualmente há uma necessidade tremenda de promover mudanças favoráveis à preservação e conservação do meio ambiente. Além do mais, comumente as notícias trazem histórias e dados devastadores sem projeção de um futuro melhor.


Os impactos ambientais sofridos nesse momento e previstos para o futuro têm grandes consequências para todos. A cada momento, se perde em qualidade de ar, água e solo, estando em constante estado de deterioração.


Um exemplo disso é a contaminação química da água por conta do descarte inadequado de medicamentos em lixos comuns ou vasos sanitários. Estudos já apontam que a presença de antibióticos na água tratada está criando bactérias mais resistentes e, devido às infecções que podem ser desenvolvidas, ainda são capazes de ser a segunda maior causa de morte no mundo até 2050.


Por isso, por menor que seja, cada atitude sustentável pode contribuir para desacelerar o andamento desses problemas.



Como Ajudar?


Para colaborar com os Objetivos da Agenda 2030, é necessário estar alinhado e assim priorizar metas de acordo com as de relevância global. Assim, cada nível de poder tem o seu papel, tanto o governo brasileiro quanto as empresas privadas, assim como você no seu dia a dia.


Algumas pequenas atitudes sustentáveis podem trazer boas repercussões para o meio ambiente, mobilizando pessoas a também proporcionarem mudanças e ações de impacto positivo ao planeta.


Como exemplos de atitudes assim, temos:


  • evitar plásticos

  • evitar desperdícios

  • reduzir o uso de carros

  • separar lixo seco do orgânico

  • economizar energia e água

  • consumir produtos orgânicos e locais

  • descartar medicamentos em pontos adequados de coleta (drogarias e hospitais)


Caso você tenha uma empresa, tudo acima também é válido e encorajado, além de outras mudanças interessantes como:


  • investir em materiais sustentáveis

  • buscar recursos limpos (solar, biomassa, etc)

  • participar de entidades de apoio ambiental (Water, SOS Amazônia, Greenpeace)



O Que Fazemos?


Diante de tudo o que foi falado, a Terapêutica Júnior também procura sempre fazer a sua parte, como definido já em nossa missão de prestar serviços que incentivem a responsabilidade ambiental e o acesso à informação, além de termos o desenvolvimento sustentável como um de nossos valores.


Por meio do Totem personalizado de Descarte de Medicamentos, promovemos o uso do ponto de coleta adequado para descarte de medicamentos vencidos ou em desuso, com o incentivo da conscientização e utilização pela população.


Com a Formulação Teórica de Cosméticos, também contribuímos para a escolha de ingredientes sustentáveis e de pouco impacto ambiental para os cosméticos.


Além do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços em Saúde, que contribui para o manejo de resíduos sólidos desde sua geração até a disposição final.


Procuramos constante evolução e não podemos desistir do mundo onde vivemos. Vamos contribuir juntos para um amanhã melhor?




Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais, curta, comente, compartilhe e acompanhe para ter acesso a mais informações relacionadas! :)




Referências:


https://www.ecycle.com.br/7646-atitudes-sustentaveis-para-adotar-em-2020.html

https://amp.ecycle.com.br/8569-impacto-ambiental.html


19 visualizações0 comentário