• Daniela Barbosa

SKINCARE COREANO - Como a filosofia de cuidados coreanos tem alcançado outras áreas do mundo?

Você com certeza já ouviu falar sobre os 10, 15 passos de uma rotina coreana de cuidados com a pele, estou certa?


Convenhamos, seja pelo nome "Skincare" ou "K-beauty - Korean Beauty" a verdade é que a Coréia, mais especificamente a Coréia do Sul, demonstra um grande destaque no quesito cuidados com a pele.



Segundo o Asia Society, para as mulheres coreanas, a maquiagem não significa apenas ficar mais bonita, mas também tratar o corpo de maneira adequada e cultivar a beleza interna e externa. Na Coréia podemos perceber uma grande relação cultural sobre a beleza, que é reafirmada com os produtos disponíveis. Um rosto limpo e suave é considerado belo. Inclusive, o site informa que, tradicionalmente, as mulheres coreanas faziam seus próprios produtos para a pele.


Larissa Jensen, analista da indústria de beleza e cuidados com a pele do NPD Group, em um pequeno documentário intitulado “How K-Beauty Took Over Global Skin Care”, apresentado pela CNBC no YouTube, relata como a busca pelos critérios de beleza atuais tem aumentado, principalmente por produtos skincare devido à busca por saúde e desempenho, e a procura por marcas realmente naturais.


Podemos perceber que a tendência atual está evoluindo para o cuidado por "detrás da make", apesar de a maquiagem ainda ter a sua importância. Pois bem, a América apresentou esse aumento nos últimos anos, mas para a Coréia do Sul isso já se apresentava na cultura. Desde cedo, as crianças são ensinadas a cuidar de sua pele.


Seja como for, a evolução de consumo e o aumento do interesse das empresas americanas por marcas coreanas só cresce. À medida que isso acontece, hoje o consumidor também procura se tornar mais consciente e informado, uma vez que as pessoas se veem no meio de diversos produtos com diversos insumos e funções.


E as mídias sociais confirmaram tudo isso. Blogueiras e páginas de influenciadores que não só utilizavam os produtos, mas buscavam conhecer o porquê de recomendá-los e como eles estão adequados à sua rotina tomaram a internet.


E então chegamos aos famosos 10 passos ou mais de cuidados coreanos com a pele.


Segundo Cassandra Bankson, do canal Cassandra Bankson, a origem dessa rotina talvez não tenha vindo da Coréia, realmente. Em seu vídeo ela informa como a evolução dos cosméticos e cuidados com a pele pelo mundo, ao se depararem com como a Coréia realizava tal feito, como uma visão de mercado, fizeram entender que os coreanos possuíam uma pele ele tão bem cuidada, pois estavam dispostos a investir em muitos produtos. Mas, não necessariamente, eles utilizam todas essas camadas de produtos, o que não diminui a qualidade e variedade de produtos que a Coréia apresenta e que foi ótimo para expandir os horizontes do consumidor para outros países.


Alicia Yoon, do blog “mgblifestyle”, diz que a rotina coreana pode variar de 5 à 15 passos, mas você não precisa necessariamente de todos os passos para ter uma pele mais saudável.

Entretanto, sendo os 10 mais famosos, segue uma pequena lista sobre:


  1. Limpeza dupla - Primeiro um limpador à base de óleo para remover impurezas à base de óleo.

  2. Essa etapa chama a atenção de diversas pessoas que nunca ouviram falar sobre esse tipo de limpeza. Mas aqui o princípio é simples: “Semelhante dissolve semelhante”, como ouvimos muito na época do Ensino Médio.

  3. Limpeza dupla - Segunda parte, um limpador à base de água.

  4. Como uma forma de completar a limpeza daquilo que o óleo não foi capaz de retirar.

  5. Esfoliante: é um extra e não precisa ser todos os dias - é baseado no que sua pele precisa.

  6. Tônico hidratante: Possui a finalidade de reequilibrar o pH da sua pele após a limpeza e prepará-la para receber a hidratação.

  7. Essence: Essence é principalmente voltado para aumentar a hidratação.

  8. Óleos faciais , soros , ampolas: essas são as etapas mais personalizadas da sua rotina, voltada para as questões específicas que você deseja abordar.

  9. Máscaras: Máscaras hidratantes e não precisam ser usadas todos os dias.

  10. Creme para os olhos.

  11. Hidratante: Em seguida, sele tudo com um hidratante.

  12. No cuidado diurno, sempre procure finalizar com a utilização de um protetor solar.


Bom, esses são os passos mais tradicionais, mas é sempre importante salientar que a consulta a um dermatologista pode trazer mais esclarecimentos e o acompanhamento para atingir da melhor forma os resultados que você procura.


Os cosméticos coreanos, assim como já dito, trazem consigo uma filosofia de real cuidado com a pele, entendendo que cada um possui suas particularidades até mesmo por questões como idade. Eles possuem um olhar atento ao que a própria natureza tem a oferecer, demonstram como cuidar da pele pode ser algo prazeroso, mas também demonstram a importância da constância.


Assim como a busca de um corpo mais saudável pela alimentação e/ou exercícios, devemos sempre levar em conta que não há milagre repentino. O mínimo de disciplina realmente pode trazer grandes resultados.


E você? Tem algum produto coreano que você não abre mão? Conta pra gente nos comentários! Tem alguma ideia de cosméticos de cuidado com a pele e gostaria de tirá-los do papel?

Entre em contato!


Segundo o documentário da CNBC prevê que o mercado global de produtos para a pele deve chegar a mais de US$196 bilhões até 2024.




Um abraço,

Daniela Barbosa.


REFERÊNCIAS:

295 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo