• Daiane Rost

Tendências do mercado de cosméticos

Atualizado: Jul 16

Vegano, orgânico, cruelty free, sem parabenos... te explicamos todas essas tendências que vem conquistando o público consciente

Cada vez se torna mais comum encontrar o símbolo de um coelho na embalagem de produtos, esse símbolo demonstra que o produto é vegano, ou seja, livre de ingredientes de origem animal. Assim como  também é livre de demais práticas de exploração á animais como por exemplo, o uso desses em testes de qualidade do produto.

 


O símbolo de cruelty free apenas sinaliza que o produto não foi testado em animais.


O produto orgânico conta com no mínimo 95% de sua formulação composta de insumos orgânicos caracterizado pelo cultivo sem utilização de agrotóxicos, procurado principalmente pela população preocupada com o meio ambiente e seu futuro. Geralmente esses 5% de origem não orgânica é utilizada para o conservante que preservara o produto, usualmente de origem sintética. Entretanto, outra tendência é do uso de conservantes naturais, de origem não sintética, assunto o qual a equipe da Terapêutica Jr. domina.


produtos intitulados naturais tem no mínimo 5% de sua composição de origem orgânica e 95% de origem natural, o qual exclui parabenos, derivados de petróleo, silicones, amônia, dentre outros.

  

Parabenos formam uma classe de conservantes sintéticos muito utilizado devido á sua alta eficácia contra fungos e bactérias, prolongando a durabilidade do produto. Entretanto, o seu uso foi relacionado ao desenvolvimento de câncer por diversos estudos de renomeadas instituições, sendo considerada uma classe com potencial cancerígeno e afinal, quem prefere correr esse risco se temos tantas opções com eficácia e segurança para nós e quem amamos.

   Uma boa limpeza é aquela a qual higieniza o tecido alvo, como pele ou couro cabeludo, sem retirar a barreira protetora natural do tecido e justamente para essa finalidade de proteger o que nos protege que os produtos com sulfato, sal ou álcool vem perdendo espaço no mercado.

Sulfatos são sais inorgânicos derivados do ácido sulfúrico que apresentam alto poder de limpeza e o mesmo sulfato presente em detergente de cozinha pode estar presente no seu sabonete facial, o que acabar por retirar toda a gordura presente em nossa face, até mesmo a barreira lipídica de proteção contra infecções e doenças, além de poder ressecar a pele ao ponto de ocasionar descamação dessa. Empresas que aderem a fórmulas livres de sulfato estão apresentando um ótimo resultado em vendas e fidelidade de clientes por apresentarem produtos que cuidam da pele no equilíbrio necessário para uma limpeza que remove a oleosidade desnecessária sem comprometer o cliente aos malefícios da higienização desnecessária.

O álcool também foi muito utilizado em produtos para peles oleosas a fim de promover atividade adstringente, todavia, esse apresente alto índice de irritabilidade e comumente é associado ao ressecamento da derme, de forma que imediatamente exclui o público de pele seca e sensível. Temos muitos adstringentes com ação mais sutil e que respeita a pele de todos, então por quê usar álcool? Já não faz mais sentido para muitos amantes de skin care e cuidados com o cabelo.


A Terapêutica Jr. conta com experiência na formulação teórica de cosméticos veganos, cruelty free, orgânicos, livre de sulfatos, parabenos, conservantes sintéticos, álcool, óleos e uma equipe apaixonada por criar cosméticos com qualidade. Quer criar uma fórmula nova ou adaptar alguma já criada para atender as tendências citadas? Vem com a gente conquistar um público maior e fidelizado através do cuidado vendido pela sua empresa. Qualquer dúvida, estamos a sua disposição.


Referências:

https://www.selovegano.com.br/

https://www.epocacosmeticos.com.br/projeto-eco

18 visualizações0 comentário
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Universidade de Brasília Brasília DF Brazil

©2021 by Terapêutica Jr.. Proudly created with Wix.com