• Weverton Souza

Vitaminas, Niacinamida ou Ácido Glicólico? Confuso, não!? Entenda a base para Formulação Cosmética.

Atualizado: há 4 dias


Sabemos que os cosméticos, produtos de higiene pessoal, além dos famosos perfumes são itens indispensáveis para o dia-a-dia, e que são preparados a partir de substâncias naturais, sintéticas ou em muitos casos a mistura de ambas para o uso nas distintas partes do corpo humano, sejam nas unhas, cabelo, órgãos genitais entre outros , além disso constituem uma parte fundamental nas indústrias globais devido a enorme variedade de itens nos mais diversos setores, tornando muitas vezes a escolha de um só, uma grande batalha diária ao consumidor em meio a tantas variedades e rótulos coloridos.


Mas você conhece as bases para a confecção desses mais diversos cosméticos? e como ela pode impactar na sua vida ou negócio profissional? Este é o nosso objetivo contigo neste post, e para isso é necessário dividir esse criação em 3 grandes pilares essenciais: Os princípios ativos, Adjuvantes e veículos excipientes.


  • Princípios ativos:

São eles os responsáveis por cada ação específica do produto e são geralmente as moléculas ou substâncias que se destacam nos rótulos dos produtos, se atrelando principalmente no Marketing.


Os tipos de princípios ativos podem possuir as mais diversas origem seja de a animal, vegetal ou até mineral em alguns casos, porém todos os princípios ativos estão atrelados sua ação a sua estrutura química sendo necessário para a formulação cosmética, e embora exista um grande gama de fontes para estes princípios, a de fonte de origem vegetal demonstra a maior área de interesse devido ao aumento exponencial no mercado e na criação dos famosos cosméticos veganos.


  • Veículos e Excipientes

Estas são substâncias que geralmente possuem uma ação inerte, mas que ajudam na formulação da cosmética dando as características de estabilidade, volume e massa, além disso são responsáveis por agregarem ao princípio ativo e o carregarem para o local de ação na pele, sem modificar a sua estrutura química e função.


  • Componentes adjuvantes

São substâncias que vão agregar ao produtos, e podem realizar 2 tipos de ações: As de Correção ou Modificação. As Substâncias de correção são essenciais pois darão as características organolépticas dos produtos, melhorando sua cor, aroma por meio de diversos corantes ou fragrâncias distintas que possuem objetivo de aceitar melhor o produto pelo consumidor. Já as substâncias de Modificação não possuem ações ativas, mas possuem objetivo de alterar características que assegurem a vida útil do cosmético como substâncias: Emulsificantes, silicones, tensoativas, flavorizantes entre outras.


Agora que compreendemos as bases do preparo do cosmético,

vamos entender melhor as principais substâncias presentes nos rótulos destes produtos.


Niacinamida: Possui propriedades de Hidratante, Clareador, redutora de rugas e linhas de expressão, além de reposição de colágeno e proteínas.


Ácido glicólico: Possui estimulação na produção de colágeno, ação de absorção na pele, removendo células mortas da superfície da pele, principalmente na camada da epiderme, e acelerando a renovação celular.


Surfactante/ Tensoativo: Diminui a tensão superficial do cosmético, bem como auxiliares de distribuição uniforme do produto, quando usado.


Emoliente: Amacia e suaviza a pele


Quelante: Substâncias adicionadas aos produtos cosméticos com o objetivo de formar complexos com íons metálicos susceptíveis de afetar a estabilidade e/ou o aspecto dos cosméticos.


Quer saber mais sobre como criar um cosméticos do zero e desenvolver sua própria marca? Entre em contato com a gente!


https://www.instagram.com/terapeuticajr/



Referências:


https://www.gov.br/anvisa/ptbr/acessoainformacao/perguntasfrequentes/cosmeticos/nomenclatura-de-ingredientes

http://siaibib01.univali.br/pdf/Cristiani%20Weiss,%20Felistin%20Hamad.pdf

https://fisiosale.com.br/assets/9no%C3%A7%C3%B5es-de-cosmetologia-2210.pdf



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Universidade de Brasília Brasília DF Brazil

©2021 by Terapêutica Jr.. Proudly created with Wix.com