• Nayla Oliveira

Você conhece as diferenças entre light, diet e integral? E pra quem é indicado?

A medida em que buscamos ter um estilo de vida mais saudável com atividade física e alimentação, começa a surgir algumas dúvidas e preocupações sobre como se alimentar de forma correta, por onde começar e qual é o alimento mais adequado. Além disso pessoas que têm algum tipo de comorbidade como diabetes também precisam ter mais atenção à alimentação para uma melhor qualidade de vida e controle da mesma. Entre muitas dessas dúvidas está a diferença entre light, diet e integral e quando é melhor consumir cada um. Como são alimentos semelhantes, é comum que as pessoas pensem que são iguais ou realmente não conhecem as diferenças entre eles.



Se você gostaria de saber mais sobre essas diferenças nos alimentos e quando os consumir, continue a leitura desse texto que será ideal pra você!


fibras, integral, alimentação saudável, emagrecer, light, diet.

Light

Vamos começar falando de um que é bastante usado e já tem uma certa imagem definida. Para que um alimento seja considerado light é necessário que apresente pelo menos 25% de redução do teor de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol quando comparados à um produto convencional, ou seja, a redução de teor de algum nutriente ou valor energético.


Esse tipo de alimento é indicado para pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar de algum nutriente ou caloria, porém nem sempre é indicado para quem busca a redução de peso já que alguns deles podem ter uma redução mínima de gordura e muitas vezes quando se tem a redução de um ingrediente há uma compensação aumentando outro ingrediente, como por exemplo o sódio, o que pode ser prejudicial com o tempo. É preciso sempre está atento aos rótulos alimentares no momento da compra para saber qual é a melhor opção light.

Diet

Os alimentos diet são aqueles que tem a ausência total de algum ingrediente como açúcares, gorduras, proteínas, colesterol e sódio, porém é mais comumente utilizado a restrição de açúcar para pessoas diabéticas. Esse tipo de alimento foi pensado para grupo de pessoas com condições metabólicas e fisiológicas específicas como diabetes, hipertensão, dislipidemia, doença celíacas, etc. Como no alimento light, os alimentos diet também vão compensar a falta de algum ingrediente por outro para que assim mantenha sua estabilidade e bom gosto, por exemplo, com a retirada total de açúcar são adicionados adoçante ou edulcorante ou gordura. Nem sempre é a melhor opção para quem pretende perder peso, com a adição de outro ingrediente o alimento pode se tornar até mais calórico.


É importante ressaltar que tanto o alimento light como o diet passam por um longo processo nas indústrias para se adequarem às restrições, ou seja, são alimentos processados e ultraprocessados. Eles são feitos para pessoas que realmente possuem as restrições alimentares, mas que devem ser consumidos com equilíbrio e moderação. Sempre que possível, consumir alimentos in natura, colorida, variada e o menos processado possível.


diferença entre light e diet, compras, mercado.

Integral

De acordo com a ANVISA, para que o alimento contendo cereais possa ser considerado integral este deve conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais e uma quantidade de ingredientes integrais maior que a quantidade de ingrediente refinados. Os alimentos integrais em sua maioria não são processados e quando são, passam pelo o mínimo de processamento. Assim, são alimentos que mantém suas características e altas concentrações de nutrientes como as fibras, vitaminas, minerais, boas proteínas, boas gorduras e bons carboidratos.


Ao contrário do alimento light e diet, o alimento integral não possui indicação para restrições alimentares e sim para todos que querem manter ou começar uma alimentação e um estilo de vida mais saudável. Deve sempre ficar atento aos rótulos alimentares, já que muitos dos produtos que se dizem integrais na verdade não são, geralmente eles têm uma pequena porção integral misturada à farinha branca em maior quantidade, é possível conferir na rotulagem.


escolhas saudáveis, alimentos integrais.

Agora que conhecemos mais sobre cada tipo e suas diferenças ficou mais fácil decidir qual é a melhor opção de consumo para cada tipo de restrição alimentar e também para uma vida saudável!



E aí, gostou do assunto? Não esqueça de compartilhar com aquele amigo que gostaria de começar uma vida saudável ou que tem uma restrição alimentar, mas não sabe qual consumir, tenho certeza de que ajudará muito!

Referência:

https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/entenda-o-que-sao-produtos-light-e-diet

https://www.saude.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2016-07/diet-e-light.pdf

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-publica-norma-para-classificacao-de-alimentos-a-base-de-cereais-como-integrais

https://www.fsp.usp.br/crnutri/index.php/2017/01/11/alimentos-diet-light-zero-o-que-significam/

http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2015-04/6-dietxlight.pdf

16 visualizações0 comentário
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Universidade de Brasília Brasília DF Brazil

©2021 by Terapêutica Jr.. Proudly created with Wix.com