• Brenda Moreno

Você conhece o Marketing verde?

O marketing verde também pode ser chamado de marketing ambiental e até mesmo ecomarketing, sendo este uma estratégia a qual visa os benefícios dos produtos, do modo de produção e, de um modo geral, como a empresa se coloca em prol ao meio ambiente. Portanto, é uma forma da sua empresa dizer ao público que se importa com o meio ambiente, ou seja, não basta apenas dizer que tem consciência ecológica, mas sim mostrar com atitudes e ações que de fato contribuem para a redução do impacto ambiental.



Portanto, a empresa precisa oferecer produtos e serviços que estejam de acordo com essa ideia de sustentabilidade ou até mesmo pode usar fontes de energias limpas e renováveis. Entretanto, algumas empresas fazem o greenwashing, isto é, elas apenas passam a imagem de ser sustentável, mas não passa de uma falsa imagem, ou seja, a empresa não é coerente com o discurso empregado.


Mas então como o marketing ambiental surgiu?

Ele surgiu em meados dos anos 60 na Europa e nos Estados Unidos quando observou-se a importância de discutir e conscientizar sobre a sustentabilidade e a influência que o marketing tinha sobre isso.


Entretanto no Brasil surgiu e teve de fato bastante domínio nos anos 90 com a vinda das multinacionais tanto europeias quanto americanas. E ainda, pode-se dispersar a importância dos princípios do marketing verde cada vez mais com campanhas das empresas não governamentais.


E quais são esses princípios?


Para estar de acordo com a ideia do marketing verde a empresa deve seguir alguns princípios, tais como:

  • Ecologicamente correto;

  • Economicamente viável;

  • Socialmente justo;

  • Culturalmente aceito.

Tendo isto em vista, podemos ver que a empresa não deve apenas se preocupar sobre o âmbito ecológico, mas também os âmbitos econômico, social e cultural.


E ainda, a empresa deve se atentar aos:

  • 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

  • 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do consumidor e aceitação social (Social acceptance).

Vantagens

  • Minimizar o impactos ambientais

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (ou World Wild Life Fund, popularmente conhecido pela sigla WWF), o Brasil é o 4º maior produtor de plástico do mundo, entretanto recicla apenas 1% desse produto. Logo, quando reduzimos o consumo diário deste material, esta atitude impacta diretamente e positivamente na redução da poluição, sendo um dever das empresas e consumidores atentarem-se a isso. Logo, o marketing ambiental é uma forma de mostrar aos clientes que você se preocupa com os padrões de consumo e com o planeta.


  • Reconhecimento da sua empresa

Quando você se preocupa com o meio ambiente você acaba atraindo consumidores que também têm essa consciência ambiental. De acordo com uma pesquisa feita pelo Observatório do Sistema Fiep, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E ainda, segundo a Pesquisa Global sobre Responsabilidade Social Corporativa, elaborada pela Nielsen, 74% dos brasileiros estão dispostos a comprar de empresas que possuem programas de sustentabilidade. Portanto, é uma forma de atrair cada vez mais consumidores.


  • Diferencial

Mesmo o ecomarketing ter alavancado e chamado atenção de várias empresas, muitas ainda não apresentam essa preocupação e os valores que o marketing ambiental possui. Sendo assim, é uma ótima forma de se diferenciar e se destacar das demais empresas.


Como começar?


A partir de agora sua empresa deve focar em reduzir os impactos ambientais negativos para assim preservar o meio ambiente. Isso pode ser dado por meio, por exemplo, da substituição de produtos que agridem o meio ambiente para aqueles que não agridam.


Para poder te ajudar ainda mais, a seguir você pode ver uma lista de dicas para te dar um norte.

  • Invista em reciclagem e aproveitamento de materiais, além de ambientalmente correto, tal ação trará um retorno financeiro a médio e a longo prazo. E ainda, pode cativar ainda mais os clientes.

  • Elimine ou substitua produtos poluentes por aqueles que não são, ou que sejam menos.

  • Economize água na produção.

  • Separe e destine o lixo de forma adequada.

  • Use materiais biodegradáveis.


Portanto, diante do que foi apresentado, a Terapêutica Jr. se preocupa com o meio ambiente. Sendo assim, temos a nossa missão de impactar a sociedade por meio da prestação de serviços que incentivam a valorização da saúde pública, a responsabilidade social e ambiental e o acesso à informação. Além de incentivarmos o desenvolvimento sustentável.


E aí, gostou do assunto? Quer ficar por dentro de assuntos semelhantes? Siga a Terapêutica Jr. nas redes sociais e não se esqueça de curtir e compartilhar também!


Referências

https://www.agrha.com/2020/11/10/marketing-verde/

https://rockcontent.com/br/blog/marketing-verde/

https://gaiajr.com/2020/07/03/tudo-sobre-marketing-verde-e-como-aplicar-em-sua-empresa/


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Universidade de Brasília Brasília DF Brazil

©2021 by Terapêutica Jr.. Proudly created with Wix.com