• Nayla Oliveira

Você sabe dizer o que é APPCC?

Certamente você já deve ter passado por uma situação de contaminação alimentar ou achado algo estranho em alimentos industrializados como por exemplo o molho de tomate, se não, deve ao menos ter visto algo parecido com isso.


Mas você já parou pra pensar o poque que isso acontece algumas vezes? E como as empresas e industrias fazem pra conseguir ter um controle sanitário e evitar contaminações do tipo? Se você gostaria de saber mais sobre o assunto e saber se realmente está comendo algo seguro, continue nesse post para saber a resposta.


comidas industrializadas

O APPCC- Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle- é um sistema de gerenciamento de alimentos usados entre as melhores industrias como prevenção de perigos químicos, físicos e biológicos, o que inclui alergênicos e substâncias radioativas. Esse sistema é utilizado em todas as etapas de produção de um alimento.


Para sua aplicação, o sistema é baseado em sete (7) princípios, sendo eles:


  • Identificação e avaliação dos perigos:

Nessa primeira etapa ocorre a identificação de todos os possíveis riscos que o alimento pode passar por todos os processos e etapas. Pode- se estabelecer a severidade, probabilidade, riscos e níveis aceitáveis.


  • Identificação dos Pontos Críticos de Controle (PCC):

Nessa etapa, os pontos críticos de controle são identificados e em seguida aplicada as medidas necessárias para retirar ou diminuir os riscos. É utilizado a árvore decisória para classificar as medidas necessárias.


  • Estabelecimento dos Limites Críticos:

Há o estabelecimento do limite crítico para que os perigos biológicos, químicos e físicos sejam controlados pelo PCC, estes devem ser monitorados. Caso o limite crítico não ocorra, não há a segurança do alimento.


  • Estabelecimento dos Procedimentos de Monitoração:

Organização de procedimentos de monitoramento para saber se os PCC estão dentro do limite crítico e controlados.


  • Estabelecimento das Ações Corretivas:

Por meio de responsáveis bem definidos, deve ocorrer o planejamento e execução de ações corretivas dentro das normas de trabalho e das normas estabelecidas nos limites críticos sempre que um limite crítico não correspondido e cumprido. Dessa forma ocorre a segurança do alimento e eficácia das ações.


  • Estabelecimento dos Procedimentos de Verificação:

Nesse momento ocorre a determinação se o sistema está funcionando de acordo com o plano APPCC, com verificação da identificação e tratamento dos riscos feitos com eficácia. Avaliação feita com consultoria especializada e base científica.


  • Estabelecimento dos Procedimentos de Registro:

Deve ocorrer o registro de tudo, relatórios, análises feitas, todas etapas e resultados. Documentação detalhada, objetiva e de fácil acesso.



perigo, controle de risco, limite de risco

As empresas e industrias que implementam APPCC torna os alimentos mais seguros para o consumidor, diminuindo os riscos de contaminação alimentar e possíveis problemas à saúde dos consumidores. Além disso, estará dentro das normas sanitárias, cumprindo boas práticas de fabricação e aumentado a confiança e valor do produto para os clientes.


E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre os procedimentos e etapas para garantir um alimento seguro? Conta pra gente nos comentários!

Seus produtos ainda não possuem rotulagem? A Terapêutica Jr. pode te ajudar, basta entrar em contato com a gente!


Referências:

https://afrebras.org.br/noticias/conheca-o-appcc-sistema-baseado-em-principios-da-prevencao-de-perigos/

https://blogdasegurancaalimentar.volkdobrasil.com.br/metodologia-appcc/

https://www.verdeghaia.com.br/gestao-seguranca-alimentos-appcc/


7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo